domingo, 6 de outubro de 2013

O Japão no final do século XIX

O Japão no final do século XIX.

A situação beligerante do Jação no final do século XIX e inicio do século XX foi a principal causa da existencia dos Hagis no Brasil ….

No final do século XIX o Japão era uma nação prospera e sua maior atividade econômica era a industria (na época, manufatureira) e o comércio. O país exportava em grandes quantidades aos países próximos, principalmente China.

Oligarcas japoneses sentiram a necessidade de um domínio maior sobre a Ásia Oriental. Os ingleses mantinham domínio sobre suas colônias, tinham forte influencia sobre os indianos; os franceses e portugueses também tinham suas colônias; a Holanda, Itália, Estados Unidos, Bélgica e outros países tinham forte domínio e influencia pelo mundo afora. Por que os japoneses não poderiam agir da mesma maneira ? Pensaram então que poderiam tratar a China e Coreia da mesma maneira que os países do ocidente tratavam suas colônias e outros países. Surgiu então um forte sentimento de se formar um império sob o domínio japonês.

Outro motivo fez com que o Japão iniciasse seu imperialismo: a arrogância. Os japoneses consideravam o Japão a “terra preferida dos Deuses”, “a terra do sol nascente”, e que o imperador japonês seria um enviado dos Deuses, um personagem adorado e mistificado. Em 1868, o Japão anunciou aos Coreanos que o imperador japonês seria superior ao imperador coreano, devido a sua natureza sagrada. Os coreanos não reconheceram o enunciado, e para piorar a situação fizeram muitas piadas a respeito. O povo japonês ficou profundamente indignado pela “falta de respeito”, e iniciou-se então um estado de beligerância.

Finalmente, em 1870 o Japão iniciou sua invasão militar à Coreia, e ali se estabeleceu comercial e militarmente em 1876. Os japoneses passaram a controlar boa parte da vida dos coreanos: vários japoneses foram enviados (ou foram por livre vontade) para a nova “colônia”, e ali se estabeleceram. Dominaram à força o comércio e as finanças coreanas, e também praticavam extrativismo (minérios e ouro). Apesar disso, a Coreia ainda mantinha seu rei e era ainda uma nação “livre”, nos mesmos moldes em que a India e Africa do Sul não eram colônias inglesas, mas eram política, comercial e militarmente dominados pelos ingleses.

Em 1894 ocorreram violentas manifestações populares, anti-niponicas na Coreia. O rei da Coreia aproveitou a ocasião para solicitar apoio da China, a fim de acabar com a convulsão social. Era a oportunidade da Coreia para atrair os chineses em seu território, e quem sabe na sequencia, contar com apoio deles para expulsar os japoneses. A China enviou tropas para conter a população, mas com segundas intenções : o país também tinha interesse em dominar a Coreia.

Os japoneses consideraram a intervenção chinesa uma afronta, afinal tinham enviado tropas no “quintal” deles. O povo japonês clamava por retirada imediata dos chineses. Foi o argumento que os japoneses esperavam, o argumento para declarar guerra à China. No mesmo ano, 1894, o Japão invade o nordeste da China. Militarmente superior, rapidamente domina toda a região.

O Japão continuou com a sua expansão imperialista, dominando todo o pacífico sul, como pode ser visto no mapa :

Imperio japones

O império japonês perdurou até o final da Segunda Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário