domingo, 6 de outubro de 2013

Introdução

 

A história do imigrante Kunimatsu Hagy (*1901 +1958)

24 de outubro de 1913. Nesta data, há mais de 100 anos, desembarcava no porto de Santos o menino Kunimatsu Hajii, 12 anos. Veio sozinho, sem companhia dos pais ou outros familiares, dando início à família Hagy/Hagi no Brasil.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Kunimatsu Hagi, sem data.
Foto cedida por Mário Takeo Nagano.

Após algumas pesquisas na internet e conversas com minhas tias,  acabei descobrindo alguns passos desse imigrante, meu avô paterno. Decidi então fazer este blog, compartilhando o que descobri com os amigos, parentes e demais interessados.

Agradeço à minha tia, Toshiko Nagano, e à família Marubayashi, em especial à Mirian Marubayashi Hidalgo, pelas valiosas colaborações na elaboração deste blog.

Claudio M Hagi - (Neto de Kunimatsu Hajii)

cmh@netpar.com.br

Curitiba – Pr.

Kunimatsu e  Kinue Hagi-LR

Ojiitchan Kunimatsu Hajii, aos 29-30 anos, com o ichinan (primogênito) Yukinori no colo; Obaatchan Kinue Hagy com o jinan (segundo filho) no colo, Hagemo Hagi, meu pai. Foto de 1930-31. Foto gentilmente cedida por Toshiko Nagano, tambem filha do casal.

Nota - na época, fotografia era coisa muito rara, de forma que os fotografados vestiam suas melhores roupas ao serem fotografados. Meu avô vestiu até gravata, mas o fotógrafo, que teve o cuidado de colocar minha avó na cadeira, deixou meu avô de cócoras. Não era fotógrafo dos bons, cortou a ponta dos pés da minha avõ e deixou espaço sobrando sobre a cabeça, num clássico caso de mal enquadramento. Curiosamente, este erro de enquadramento foi muito valioso para mim, pois ajudou a identificar a casa. Mas, agradeço profundamente a este fotógrafo  desconhecido pelo trabalho, graças a ele tenho essa valiosa imagem.

2 comentários:

  1. Oi,eu sou a Sarana Hagi,bisneta do Kunimatsu Haji,acabei de descobrir ��. Fiquei emocionada de conhecer um pouco mais dos meus bisavós! Parabéns pelas suas pesquisas,muito legal mesmo! Se quiser perguntar algo fique a vontade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarana ! Fiquei feliz por vc. ter gostado do blog. Vc. é filha de quem ? Vc. é sobrinha da minha prima, Tomiko, certo ?
      Abraço !

      Excluir