domingo, 6 de outubro de 2013

Ocupação Japonesa na Coreia

 

Finalmente, em 1910, o Japão declara a anexação da Coreia ao Japão, deixando a Coreia de existir como país, passando a ser território japonês. Os japoneses passaram então a “niponisar” o território, fechando escolas coreanas, proibindo publicações em idioma coreano; obrigando os coreanos a aprenderem o idioma japonês, a batizarem o seus filhos com nomes japoneses, confiscando propriedades, etc.

A ocupação sino-coreana foi um triste capítulo da historia do Japão. Os japoneses cometeram violências extremas, mandando os homens aos campos de trabalhos forçados, promovendo fuzilamentos, e pior ainda, fazendo milhares de mulheres coreanas e chinesas de escravas sexuais. A violencia contras essas mulheres era tolerada, e até de certa forma oficializada. Elas eram enviadas aos quartéis japoneses com o horrendo título de “mulheres de conforto”.

Apesar da ocupação ter se encerrado há mais de 60 anos (1945), os coreanos ainda guardam rancores. Em 2006, por exemplo, o governo coreano instituiu uma comissão para descobrir quais coreanos haviam colaborado com os japoneses. Em 2010, após termino dos trabalhos da comissão, 170 descendentes de colaboradores tiveram alguns de seus bens confiscados.

No dia 10 de agosto de 2010, por ocasião do centenário da anexação, o primeiro-ministro japonês Naoto Kan, pediu desculpas formais à Coreia do Sul pela ocupação e lamentou o sofrimento infligido ao povo coreano. O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, afirmou então que as desculpas "representam um passo adiante", entretanto deixou claro que "ainda restam questões que devem ser resolvidas".

Esses episódios deixam bem claro que, quando o assunto é entre homens, ficam mágoas, odios, mas o tempo acaba amenizando tudo. Mas quando ocorre violencia contra as mulheres, aí a coisa muda de figura, parece que o perdão não acontece nunca.

Links sobre o assunto :

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft3003200104.htm

http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?id=1286367&tit=Presidente-sul-coreano-pede-que-Japao-se-desculpe-pela-colonizacao

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/ministro-sul-coreano-cancela-ida-ao-japao-devido-a-santuario

Nenhum comentário:

Postar um comentário