Inaugurada em 1887, a Hospedaria de Imigrantes se tornou a principal hospedagem destinada a abrigar os imigrantes recém-chegados. A Hospedaria – hoje sede do Museu da Imigração do Estado de São Paulo – abrigou mais de 2,5 milhões de imigrantes até fechar em 1978. E em 1998, passou a abrigar o Memorial do Imigrante.
Ao longo de seus 91 anos, a Hospedaria acolheu e encaminhou os imigrantes aos novos empregos. Para isso, o prédio contava com a Agência Oficial de Colonização e Trabalho. Além de alojamento, disponibilizava farmácia, laboratório, hospital, correios, lavanderia, cozinha e setores de assistência médica e odontológica.
fonte : www.al.sp.gov.br
Os passageiros do Teikoku Maru entraram na hospedaria dia 24/10/1913, no mesmo dia do desembarque. Como desembarcaram 1946 imigrantes, imagine a bagunça no local neste dia.
O livro do link é o registro de hospedes. Veja a pagina 24, numero de ordem 3110, é aonde começa o registro do navio Teikoku Maru – veja as colunas “Vapor” e “Data da entrada na hospedaria” (fonte: Museu da Imigração) :
Pagina_24_Livro_Museu_Imigracao
Eu consultei toda a lista dos hospedes que desembarcaram do Teikoku Maru, mas não encontrei nenhum dos Hajii. Infelizmente a lista do museu está incompleta. A lista começa na pagina 24 e termina na 31, são 8 paginas completas e apenas 380 registros dos 1946 imigrantes que desembarcaram no Teikoku Maru. A 31ª. Pagina está completa, portanto supõe-se que o encarregado do registro, exausto, deve ter pensado o seguinte: “vou terminar esta página e encerrar o expediente”. No dia seguinte, ao retornar ao trabalho na hospedaria, os imigrantes já tinham ido embora, deixando a lista incompleta. Kunimatsu Hajii com certeza passou pela Hospedaria dos Imigrantes.
Veja as paginas 31 e 32 :
Pagina_31_Livro_Museu_Imigracao
Pagina_32_Livro_Museu_Imigracao
Imigrantes japoneses esperam por acomodações
Imigrantes japones fazem as bagagens para embarque rumo às fazendas
Nenhum comentário:
Postar um comentário